Sunday, October 4, 2009

* Marca Umbrella
Ao contrário da marca de um produto, a marca umbrella identifica vários produtos com marcas diferentes. Tal acontece por uma questão estratégica; normalmente, porque a marca umbrella serve de chancela - uma espécie de selo de garantia para um conjunto de produtos muitos distintos. Em nossas casas, todos temos certamente duas marcas umbrella na despensa: Unilever no champô, gel de banho, detergentes ou produtos alimentares congelados; Nestlé no café, nos cereais ou nos iogurtes, só para dar alguns exemplos.
Muitas vezes, a marca umbrella não é uma estratégia adequada. Vejamos o caso da Mitsubishi em Portugal: sim, tem bons carros — sobretudo de trabalho — mas será igualmente boa na produção de Tv´s? O cliente desconfia. É que a melhor forma de perceber uma marca é encará-la tal como a uma pessoa: muito poucas são excepcionamente dotadas e versáteis para que se tornem boas a desempenhar múltiplas tarefas, muito distintas entre si.

*Tal como as marcas umbrella de sucesso, há pessoas que acumulam variadíssimos "produtos" nas suas vidas. Nas que são boas e elásticas, vai cabendo sempre mais um e, normalmente, uns produtos até acabam por canibalizar os outros. Enquanto isso, há pessoas que não mostram ter capacidade para albergar sequer "dois produtos". Não querem ou não mostram ter duas facetas. O resultado é, muitas vezes, haver marcas umbrella sobrelotadas e marcas que só têm capacidade de serem marcas de produto. A questão é que também aí, nem todos apresentamos o mesmo nível de qualidade. A questão passa por rever a estratégia de marketing para essa pessoa... Porque todos temos o mesmo potencial, logo, todos podemos fazer mais do que uma coisa BEM!

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