Monday, August 31, 2009

* Pioneira
É a qualidade de marca/produto que avança primeiro que os seus concorrentes, introduzindo uma inovação revolucionária no mercado. Tal passo envolve custos e e riscos acrescidos, uma vez que, por mais análises de mercado e estudos prévios que possam ser feitos, só a partir do seu lançamento se poderá constatar a sua aceitação no mercado. Em alguns casos, a realidade vem desmentir as perspectivas optimistas, mas em muitos outros, a marca pioneira abre um segmento e permanece líder no seu mercado, numa espécie de pacto de fidelidade latente com os seus consumidores.
Há mais de um século atrás, a Coca-Cola foi pioneira ao criar o segmento das colas nos refrigerantes. Ainda hoje, a Pepsi é a outra "cola" que não a "Coca".


* Ou te chegas à frente, ou alguém o faz por ti.
Aprendi-o a cada passo dado na sobrepovoada China. É legítimo haver quem prefira manter uma margem de segurança, mas é importante não esquecer que esse espaço, que para alguns é margem de conforto, é área útil para outros... e que esses outros a vão ocupar.
Inevitavelmente, quem prefere jogar pelo seguro, vai acabando por ficar para trás.

No comments:

Post a Comment