Sunday, January 24, 2010

* Guerrilha

No contexto militar, é uma estratégia de guerra não convecional. Os que combatem tomam proveito da sua extrema mobilidade e das condições do terreno, que permitem ocultar-se mais facilmente. (Veja-se o caso dos colonos ingleses das Montanhas Apache no Kentucky, EUA, que graças à sua estratégia de guerrilha conseguiram impor-se às leis da coroa britânica).
No contexto do marketing, trata-se de uma ou um conjunto de acções desmarcadas dos meios convencionais - como a TV, rádio, imprensa ou outdoor - que beneficiam de uma maior proximidade com o público, ao mesmo tempo que requerem um investimento substancialmente menor.
O que tem o conceito de "guerrilha" em comum, em duas áreas tão distintas : militar e marketing? Simples: escassos recursos materiais e forte compontente psicológica.

*E O que tem isto a ver com o nosso dia-a-dia? Tudo. Afinal, todos nós nos queixamos do que nos rodeia, que não temos tudo o queremos. O segredo do sucesso nem sempre está nas qualidades mensuráveis, mas na chamada inteligência emocional. Só com ela sabemos agir eficazmente perante quaisquer circunstâncias; deixar de chorar pelo que não temos, para partir para acção de acordo com o que temos e o que devemos alcançar — vulgo ,"fazer das tripas coração".

No comments:

Post a Comment