Wednesday, July 22, 2009

*”O Cliente” é o melhor cliente.
Muitas empresas incorrem no erro de investir na angariação de novos clientes em detrimento da fidelização dos actuais clientes. Outras ignoram os novos comportamentos de compra dos seus mercados e assim perdem clientes. Por exemplo: há duas décadas atrás, uma imobiliária enchergaria um cliente classe média baixa como um cliente pontual, que compraria uma só casa na sua vida inteira, para habitação própria. Fechado o negócio, este cliente dificilmente iria voltar a ser cliente da imobiliária. Hoje, o mercado imobiliário não pode actuar segundo esta perspectiva: o cliente de classe média baixa casa ou decide viver com alguém e compra a sua primeira casa para habitação própria. Mais tarde, é muito provável que se separe e precise de vender a casa, trocando-a por outra, que até pode ser mais pequena. Pode ainda acontecer que o cliente mudou de emprego e este se encontra a mais de uma centena de quilómetros da actual casa, ou que este deixou de ter rendimentos capazes de suportar o aumento das taxas de juro e a actual prestação da casa... No cenário mais romântico, o seu casamento deu frutos — tantos que vai precisar mudar-se para uma casa maior. Uma imobiliária que não sofra de miopia compreende que aquele cliente que fora uma vez bem servido, vai voltar a procurá-la em qualquer uma destas situações; vai sentir-se ainda mais agradado se encontrar alguém que saiba até o seu nome ou, pelo menos, onde se situa a casa que comprou através dos seus serviços.


*Nos relacionamentos, aplica-se a mesma regra: o amigo de sempre é o melhor amigo e é neste que vale a pena investir. Ele muda e é melhor que compreendas e respondas às suas mudanças. Ele é quem te conhece e te procura porque sabe que contigo pode contar e até onde pode contar... Tu és uma garantia, mesmo quando andam por aí promessas de novas e melhores amizades. Os novos amigos, se aparecerem, tanto melhor... mas também estes, provavelmente, já têm os seus amigos de sempre a quem vão recorrer. E se te preferem a ti, não lhes falhes... mas levanta porquês.

No comments:

Post a Comment